quarta-feira, 12 de novembro de 2008

TÉCNICAS DE REDAÇÃO-O QUE É PRECISO SABER PARA BEM ESCREVER

Ler é viajar, é prazer, é crescer intelectualmente, é conhecer novos caminhos, é um ato que segundo Lucília Garcez, em seu livro Técnicas de Redação , enriquece a memória, o senso crítico e o conhecimento sobre diversos assuntos acerca dos quais se pode escrever, apresentando-nos informações preciosas e orientações inteligentes, o que a nosso ver, um educador comprometido com sua práxis jamais pode desprezar, pois sabe incentivar seu educando ao hábito da leitura, despertar a fome de ler, de conhecer, de aprender e descobrir.
Refletindo sobre o livro, pude observar que ler pode ser prazeroso, mas não é simples, ao contrário, é uma atividade complexa e para que haja entendimento e produtividade a autora sugere alguns aspectos a serem observados como: quem lê, com que objetivo lê e principalmente que conhecimentos prévios este leitor trás a fim de facilitar um entrelaçamento de informações e leitura de intertextos presentes em todo tipo de leitura, confirmando sua afirmação de que a leitura não se esgota no momento que se lê, e um leitor maduro reconhece a hora de fazer uma leitura de caráter descendente ou ascendente, conforme seu interesse.
O interesse do leitor é que vai direcionar o tipo de leitura que ele irá realizar, e segundo Lucília , um leitor que lê com a perspectiva de estudo, deve entender alguns recursos e procedimentos facilitadores para alcançar uma leitura mais produtiva como: identificar e sublinhar com lápis palavras-chave; tomar notas; estudar o vocabulário; destacar divisões no texto para agrupá-las posteriormente; simplificação; identificação da coerência textual; percepção da intertextualidade; monitoramento e concentração, recursos esses, uma vez observados pelo estudante contribuirá na aquisição de habilidades cognitivas sem desperdícios de energia e tempo para um leitor que precisa compreender e interpretar o que lê, e definitivamente, a nosso ver, ser excluído da estatística de analfabetos funcionais.